Proposta pedagógica

Conteúdo

Arte

Artes Plásticas

Artesanato

Capoeira

Ciências Naturais

Dança

Educação Física

Educação musical

Empreendedorismo

Espanhol

Geografia

Ginástica olímpica

História

Jardim e Hortiucultura

Língua inglesa

Língua portuguesa

Matemática

Meios audiovisuais

Robótica

Teatro

Nossa Metodologia

Metodologia exclusiva

Um legado do qual nos orgulhamos muito, nossa metodologia foi desenvolvida pela renomada educadora Professora Áurea Sigrist, que une práticas humanistas e desenvolvimento de habilidades para a vida

Educação, de fato, integral

No período em que está na escola, o aluno está exercitando, a todo tempo, conteúdos e habilidades de forma diluída e pedagogicamente pensada para somar conhecimento.

Rotina pedagógica coerente

Nossos alunos, desde cedo, são expostos a conteúdos teóricos e científicos em sala e em interações coletivas, acompanhados ao longo do período pelo próprio professor.

Ser criança

Em nosso colégio existem diversos momentos de estudo, coletivos e independentes, que fazem parte do dia a dia estudantil. Não há lição de casa. Nosso objetivo com isso é que nossos alunos desfrutem da vida e possam também se desenvolver em família e sua individualidade e casa.

Desenvolvimento em todas as dimensões humanas

Por aqui, nosso aluno está no foco do olhar pedagógico e todas as atividades são exclusivamente pensadas para desenvolver as habilidades sociais, emocionais, sociais e físico/motoras.

O nosso Ensino Fundamental é dividido em três níveis pedagógicos, cada um com três anos de duração, totalizando nove anos de um período rico em descobertas e experiências culturais: Alfabetizador, Elementar e Vocacional. O Colégio Lumen Verbi é pioneiro e único na aplicação desse sistema. Antes mesmo da aprovação da Lei 1.273/06, que incluiu o antigo “Pré” no Ensino Fundamental, o Colégio Lumen Verbi, já iniciava, em termos metodológicos, o seu Ensino Fundamental com os alunos de 6 anos.

I. Nível Alfabetizador

Esse nível expressa nosso empenho em oferecer uma alfabetização completa, base para outros tipos de aprendizagem. O Nível Alfabetizador abrange os três primeiros anos do Ensino Fundamental, desde as primeiras tentativas de ler até o início da Gramática. Ao fim do 1o. Ano, o aluno já pode ler. A pedagoga Áurea Sigrist coordena uma metodologia que foca na compreensão do texto, garantindo que nossos alunos tenham familiaridade com a leitura.

II. Nível Elementar

No Nível Elementar, são desenvolvidos os elementos primordiais do Ensino Fundamental, com conceitos básicos de todas as disciplinas, incluindo Gramática, Matemática, História do Brasil, Geografia e Ciências. Nesta etapa, formam-se também as bases para uma boa redação e amplo domínio da língua escrita, visando preparar o aluno para atingir um nível intelectual de excelência.

III. Nível Vocacional

No Nível Vocacional, o aluno consolida conceitos e raciocínio, preparando-se para discussões complexas, construindo teorias e permitindo a cooperação. Recebe orientação para o auto-conceito e escolha de disciplinas em Artes e Educação Física, visando despertar talentos e desenvolver habilidades. O nono ano é visto de forma especial, sendo a conclusão de uma etapa formadora, com foco nas decisões sobre Formatura, Ensino Médio e Cursos Técnicos.

Sistema de avaliação

O Sistema de Avaliação do Colégio Lumen Verbi é contínuo e paralelo, com avaliativos mensais, recuperações paralelas e prova trimestral, tendo 6,0 como média de aprovação. Os três trimestres letivos dão notas que fornecem a média anual. Em dezembro, todos os alunos são submetidos ao Exame Final, cuja nota – considerada junto com a média anual – resulta na média final. Os alunos com média final igual ou superior a 6,0 são considerados aprovados. Os demais são encaminhados ao Conselho de Classe e Série que poderá aprová-los ou retê-los. O mês de novembro é destinado à revisão dos estudos e à elaboração de sínteses.

Horário de Estudo

O Horário de Estudos é um diferencial pedagógico do Colégio Lumen Verbi. Nele, o aluno – orientado pelo professor – faz suas tarefas, mas, sobretudo,fixa o conteúdo fornecido nas aulas e em sessões de estudo dirigido. Assim, o aluno não tem necessidade de levar lições para fazer em casa, adquire o hábito diário de estudar e fica com todo seu tempo livre destinado à família e ao lazer.